A realidade virtual é uma adaptação da realidade ao mundo da tecnologia enquanto a realidade aumentada visa adaptar características virtuais ao mundo real.
Tanto uma como a outra são exploradas por qualquer pessoa que trabalhe na área da tecnologia e fora dela, muitos de nós já experimentamos um simulador ou um jogo que apele à realidade.
Realidade Virtual
Realidade Virtual ou VR é por definição uma simulação artificial ou recreação de um ambiente ou situação real gerada por um computador.
O utilizador de tal tecnologia é submetido a uma experiência imersiva o que faz com que esse utilizador se sinta realmente naquele ambiente ou situação, isso tudo é conseguido através de estímulos visuais e auditivos e .
A realidade virtual não é algo do qual se fala a apenas 10 anos atrás, já no anos 30 escritores sonhavam em poder fugir da realidade através da arte ( exemplo: livro "Last and First Men" de Olaf Stapledon), nos anos 60 já começavam a aparecer os primeiros simuladores de voo.
Hoje em dia esta tecnologia esta muito mais avançada e é actualmente utilizada para realçar a realidade de jogos e filmes, é também utilizada para treinar profissionais na área da aviação, saúde e militar, para alem disso é ainda usada para tratar fobias e ajudar na reabilitação de pacientes com dificuldades motoras.
Realidade Aumentada
Realidade Aumentada ou AR é por definição uma tecnologia que cria camadas invisíveis, através de um software, sobre superfícies existentes no mundo real permitindo a interacção entre o mundo real e o virtual. Ao contrario da VR que imerge o utilizador um um mundo virtual a AR usa aquilo que já existe no mundo real e coloca por cima informação proveniente do mundo virtual é como se ao usarmos a AR estivéssemos a experienciar o mundo real de uma maneira diferente e mais precisa onde informação virtual é utilizada como uma ferramenta.
A realidade aumentada teve o seu aparecimento nos anos 60 quando Ivan Sutherland formado na área de tecnologia computacional desenvolveu um sistema que criava salas compostas por wireframes, até então o termo Realidade Aumentada não existia. Após o estudo realizado por Sutherland outras pesquisas começaram a aparecer. Nos anos 70 Myron Krueger desenvolveu o "videoplace", programa que captura o movimento do utilizador.
A Realidade Aumentada é usada na aviação, comunicação, educação com a utilização de QR codes que proporcionam interatividade, também é utilizada em jogos como é o caso do famoso PokemonGO e na área da saúde onde cirurgiões podem ver o interior da cabeça de um paciente sem ter de abri-la .
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