Uma fonte tipográfica é um padrão de caracteres tipográficos com os mesmos atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). Uma fonte é composta anatomicamente Corpo (tamanho da letra), Caixas (conjuntos de letras de determinada fonte, exemplo: caixa baixa - representativa das letra minúsculas), Ligaduras ( junção de duas ou mais letras de uma mesma fonte, formando uma espécie de conexão, exemplo: OE-- Œ/œ), Eixos (inclinação de uma letra), Famílias Tipográfica (conjunto de fontes com características gráficas semelhantes), Serifas, Ascendentes e Descendentes.
Tipos de Fontes
Existem apenas dois tipos de fontes: as fontes bitmapped, que são guardadas como uma matriz de pixéis que perdem qualidade ao serem ampliadas e as fontes escaladas que são definidas através de vetores através de processos matemáticos não perdendo assim qualidade ao serem aumentadas
Exemplos de fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif e Small.
Algum exemplos de fontes escaladas são: Baramond, Arial e Times New Roman.
Fontes com Serifa
Como já foi abordado acima a serifa é uma das características de uma fonte, sendo pequenos traços nas extremidades de uma letra. Devido a esta característica as fontes podem ser agrupadas em dois grupos : fontes com serifa ( exemplo: Times New Roman, Palatino e Garamond) e fontes sem serifa ( exemplos: Comic Sans, Helvetica e Optima).
Helvetica
Em 1956 foi pedido ao designer e tipógrafo Max Miedinger que desenhasse uma família tipográfica não serifada para ser lançada no mercado no âmbito da revalorização da estética modernista que começava a ganhar força na época do pós-guerra. Miedinger inspirou-se na tipografia alemã de Akzindenz Grotesk do inicio do século 19 e, por isso, batizou-a de nova haas grotesk. Porém, quem havia encomendado a tipografia achou que o nome deveria ser alterado por facilitação no mercado internacional. Foi escolhido "Helvetia", que é o nome em latim para Suíça. O termo, porém, já batizava outras empresas e finalmente acabou por ser escolhido o termo “Helvetica”, que é “suíço” em latim.
Nas imagens seguintes temos à esquerda um exemplo de letra realista e à esquerda temos um exemplo de letra helvetica.
Webgrafia
https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/nexojornal/www/20171009_ESP_helvetica/notebook-1957-May-07.jpg
https://www.nexojornal.com.br/especial/2017/10/06/Helvetica-os-60-anos-da-tipografia-que-virou-%C3%ADcone1
https://www.chiefofdesign.com.br/tipografia/#subTitulo03
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte
https://greeceintech.wordpress.com/2014/10/29/tipos-de-fontes-bitmapped-e-escaladas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_tipogr%C3%A1fica
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_tipogr%C3%A1fica#/media/File:Ascendente_e_descendentes.png
https://sigarra.up.pt/feup/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=*fontes%20tipogr%C3%A1ficas https://lh3.googleusercontent.com/eAPxClRf88kkXiUHgCO-5H9olZjiRPtDbkZ6DXrwNpEdoD2cC46qZcyAiMVJy0esrWxb=s94
https://lh3.googleusercontent.com/PgGqFFZLCMoKiwuGpoQ1s5e20WJ_14vbYfanBM1BQG4oYfOsJQQFTS4-XKbX0-VuYM58EA=s147
https://lh3.googleusercontent.com/ZuDLs_lq5y6e1dwVXxkVpxLNkSvcqAPMlSE4viXElOfiVr_gF2wnkw3tAJK43JlUnL3Ldg=s121
Sem comentários:
Enviar um comentário