A palavra multimédia vem do latim, onde se juntou a palavras "multi" que exprime uma noção de pluralidade e "media" plural de "medium" que significa meio pelo qual algo é comunicado. A definição de multimédia já está implícita nessas duas palavras, sendo multimédia a combinação de, pelo menos, um meio de comunicação estática ( texto, imagem ou gráfico) e um meio de comunicação dinâmica ( video, audio, animação)
Tipos de media
Existem vários tipos de media sendo que podemos verificar padrões entre eles, podemos assim através desses padrões dividir os tipos de media em dois grupos
- Media estática
A media estática, também chamada de discreta ou espacial é constituída por elementos de informação independentes do tempo ( que não sofrem qualquer alteração como tempo), que apenas variam na sua dimensão espacial. Por exemplo, o texto, os gráficos vetoriais e imagens bitmap, que apenas variam na sua dimensão espacial apenas.
1. Texto
1. Texto
O texto é o meio de transmitir informação de um modo preciso e,tem sido por isso, a forma dominante de interacção entre o ser humano e a tecnologia (exemplo: o computador). Para além disso, o texto é também uma das formas principais da comunicação, sem a alteração no tempo, entre seres humanos, como é exemplos os livros, os jornais, as revistas, as mensagens de SMS e o correio electrónico.
As imagens bitmap são mais simples do que os modelos gráficos. As imagens bitmap não são conteúdos corrigíveis, pois não contém informação estrutural. Isto significa que a representação bitmap não usa modelos matemáticos para a sua obtenção, mas apenas a cor e brilho de vários pixeis e constituem a imagem, sendo assim ao ser, por exemplo, aumentadas vão perder qualidade. As imagens podem ser resultado de um processo de captura do mundo real ou podem ser geradas através de um computador.
3. Gráficos Vetoriais
Os gráficos são constituídos por linhas, curvas e formas (exemplo: rectângulos, quadrados) definidas matematicamente através de equações. Os gráficos oferecem a vantagem de uma fácil manipulação das formas ou objectos sem perda de informação nem qualidade. A outra vantagem da representação gráfica vectorial, face à representação de imagens através de bitmaps, está no facto da representação gráfica ser mais compacta.
- Media Dinâmica
Os tipos de media dinâmicos, também chamados de media temporais ou contínuos, referem-se a tipos de informação multimédia que exige uma reprodução contínua durante um determinado espaço de tempo, isto é, o tempo, os elementos que constituem a informação de se modificar ao longo do tempo criando uma dependência do mesmo. Deste tipo de media são exemplos: a animação, o audio e o video.
1. Audio
O audio é um tipo de media diferente de todos os anteriores, pois apenas estimula a audição enquanto que os anteriores estimulam apenas a visão.O áudio digital pode ser utilizado em aplicações multimédia, mas tem especial importância em outras duas áreas de aplicação: nas telecomunicações e no entretenimento.
2. Video
O vídeo é uma representação electrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo designam-se por fotogramas ou frames. O intervalo de tempo entre a apresentação de dois frames sucessivos é constante, sendo o número de frames que são apresentadas por segundo, ou frame rate, invariável.
3. Animação
Existe um tendência para associar a animação ao cinema e desenhos animados mas a animação não é apenas o movimento de um desenho, começou por ser uma media destinada ao entretenimento mas tem evoluído.
A animação é então uma media espacial e temporal que permite que o autor controle velocidade do seu conteúdo.
Caracterização dos tipos de media quanto à sua origem
Quanto à origem os tipos de media podem ser divididos em capturados e sintetizados.
- Capturados
Devido aos actuais avanços nas tecnologias o áudio e a imagem podem ser sintetizados por computador e o texto capturado do mundo real através de dispositivos de reconhecimento óptico, o audio e imagem são tipos de media essencialmente capturados através de microfones e câmaras. Sendo a informação ou objecto extraídas de um meio e posteriormente transferidas para um computador ou outro dispositivo.
- Sintetizado
O media sintetizados são o texto, gráficos e animação, sendo que estes representam informação criada ou manipulada pelo utilizador através de métodos computacionais .
Modos de divulgação de conteúdos multimédia
Existem apenas dois tipos de modos de divulgação de conteúdo multimédia: o offline e o online.
Offline
A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através de suportes de armazenamento, sendo os mais utilizados CD e DVD e Pens USB.
As vantagens deste metodo são: o facto de que para o utilizador é mais fácil ter acesso aos dispositivos que façam a divulgação dos conteúdos multimédia como os CD’S e os DVD’s e Pens, é também fácil de os utilizar. A desvantagem neste tipo de divulgação resume-se ao facto de o utilizador ter de carregar consigo a Pen, CD ou DVD.
Online
A divulgação online significa uma disponibilidade imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede local ou da Internet,
A vantagem deste método de divulgação de conteúdos multimédia online são a possibilidade de ser acessível a muitas pessoas, pois basta ao utilizador aceder a Internet para poder aceder aos conteúdos multimédia. A única desvantagem é o facto dos conteúdos multimédia serem ficheiros que ocupam muito espaço o que dificulta ao utilizador ter acesso a eles via online, pois é mais difícil e demorado aceder a esses mesmos conteúdos multimédia.
Webgrafia
https://multimedia-pt.webnode.pt/tipos-de-media/
http://multimedia-marta.blogspot.com/2010/01/tipos-de-media.html
http://conceitomultimedia.blogspot.com/
https://conceito.de/multimedia
http://divulgacaodeconteudos.blogspot.com/ http://tiposdemedia.blogspot.com/
file:///D:/jornal.jpg file:///D:/8A1zI.gif
file:///D:/pip.jpg
file:///D:/vestor.jpg https://www.youtube.com/watch?v=86X85MMcdzk
Existem apenas dois tipos de modos de divulgação de conteúdo multimédia: o offline e o online.
Offline
A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através de suportes de armazenamento, sendo os mais utilizados CD e DVD e Pens USB.
As vantagens deste metodo são: o facto de que para o utilizador é mais fácil ter acesso aos dispositivos que façam a divulgação dos conteúdos multimédia como os CD’S e os DVD’s e Pens, é também fácil de os utilizar. A desvantagem neste tipo de divulgação resume-se ao facto de o utilizador ter de carregar consigo a Pen, CD ou DVD.
Online
A divulgação online significa uma disponibilidade imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede local ou da Internet,
A vantagem deste método de divulgação de conteúdos multimédia online são a possibilidade de ser acessível a muitas pessoas, pois basta ao utilizador aceder a Internet para poder aceder aos conteúdos multimédia. A única desvantagem é o facto dos conteúdos multimédia serem ficheiros que ocupam muito espaço o que dificulta ao utilizador ter acesso a eles via online, pois é mais difícil e demorado aceder a esses mesmos conteúdos multimédia.
Webgrafia
https://multimedia-pt.webnode.pt/tipos-de-media/
http://multimedia-marta.blogspot.com/2010/01/tipos-de-media.html
http://conceitomultimedia.blogspot.com/
https://conceito.de/multimedia
http://divulgacaodeconteudos.blogspot.com/ http://tiposdemedia.blogspot.com/
file:///D:/jornal.jpg file:///D:/8A1zI.gif
file:///D:/pip.jpg
file:///D:/vestor.jpg https://www.youtube.com/watch?v=86X85MMcdzk
Sem comentários:
Enviar um comentário