domingo, 18 de novembro de 2018

Imagem - Cor

Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessário criarem-se modelos que as representem, tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor. Assim, o objetivo de um modelo cor é oferecer a especificação das cores duma forma standard, utilizando um sistema de coordenadas, na qual a cor é representada por um ponto.

Pixel

Uma imagem digital é constituída por um conjunto de pixeis. A palavra pixel é a junção da expressão picture element ("elemento da imagem" em inglês) e consiste na menor unidade de uma imagem. As imagens são aglomerados de pequenas unidades quadrangulares e cada pixel conta com a junção de três cores: azul, verde e vermelho.






Nos programas de imagem a resolução da imagem e as dimensões em pixeis são dois conceitos distintos. A qualidade do pormenor de uma imagem depende da dimensão dos pixeis, por outro lado, a resolução da imagem controla quanto espaço há entre os pixeis na impressão. Uma imagem de alta resolução geralmente reproduz mais detalhe e uma melhor transição de cores do que uma imagem de mais baixa resolução. Quanto maior a resolução maior será o tamanho do ficheiro.

Profundidade de cor é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.

Modelos de cor


  • RGB (Red, Green, Blue)


RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por vermelho, verde e azul. O sistema RGB consiste na reprodução de cores em dispositivos eletrónicos como ecrãs de televisão e computador, câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional, por exemplo nas polaroids.


  • CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, blacK)


Ao contrário do sistema RGB, o sistema CMYK é subtrativo e tem como base a forma de como a luz é absorvida e/ou refletida no meio natural. As cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objecto.  É utilizado na impressão em papel, empregando as cores do modelo CMY e a tinta preta.




  • HSV (Hue, Saturation, Value)


O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade, saturação e valor, onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor (características ligadas à luminância) e a tonalidade e a saturação estão ligadas a informações ligadas à cor (crominância).





  • YUV 


O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue – Y e V= red – Y). É utilizado por televisões.





Webgrafia

https://tpjp2310.blogspot.com/search/label/Profundidade%20de%20cor
https://en.wikipedia.org/wiki/YUV
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel
https://ogimg.infoglobo.com.br/in/22129096-d5e-0b4/FT1086A/652/ComAmorVanGogh.jpg
https://www.brildor.com/blog/wp-content/uploads/2017/05/sublima-imagenes-en-RGB.jpg
https://www.budgetfolders.co.uk/printed-folders/uploads/2016/08/SubtractiveColor.svg_.png
https://www.researchgate.net/profile/Kemal_Erdogan3/publication/284698928/figure/fig1/AS:614113810071566@1523427550628/HSV-color-space-Hue-saturation-value.png
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/6e/YUV-UV_Scaled_Y0.5_70_percent.png/1200px-YUV-UV_Scaled_Y0.5_70_percent.png

Sem comentários:

Enviar um comentário