segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Imagem- técnicas de compressão

 A compressão de imagem serve como forma de armazenar informações visuais mais compactamente. Temos dois tipos de compressão de imagens: compressão sem perdas e compressão com perdas.


  • Compressão sem perdas (lossless):
-Explora a redundância entre pixels na codificação. 
-Nenhum dado é perdido durante o processo de compressão. 
-Preserva todas as informações que permitirão a reconstrução exata da imagem.



Uma compressão tipo ZIP permite que o ficheiro, depois de comprimido e descomprimido, permaneça exatamente igual ao que tínhamos antes da compressão.

  • Compressão com perdas (lossy):
-Há perda de dados durante a compressão da imagem. 
-É mais eficiente em relação à área final de armazenamento devido à sua razão de compressão ser maior que a sem perda. 
-Em aplicações de sinal de satélite ou dados de imagens médicas, entre outras, muitas vezes não é admissível compressão com perda. 
-Diferentes formas de compressão com perda causam visualmente diferentes degradações na imagem.


O JPEG (Joint Photographic Experts Group) é o formato de ficheiro de imagem mais usado no mundo digital. Foi criado a pensar especificamente na compressão de imagens fotográficas e é um formato de compressão com perdas.




Formatos de ficheiros de imagem bitmap:

  • BMP (bitmap image file) : é o formato mais comum utilizado, por exemplo, no paint. É geralmente utilizado para evitar o uso de grandes arquivos em aplicações que exijam tráfego rápido de dados como na Internet. Não conta com nenhum algoritmo de compressão.

  • GIF (Graphics Interchange Format) : são usados ​​geralmente como um meio para o efeito cómico. Uma ou mais fontes de vídeo podem ser editadas, rearranjadas ou combinadas para criar uma justaposição. Conta com compressão sem perdas e não suporta mais do que 256 cores.




  • JPEG (Joint Photographic Experts Group) : Além de ser um método de compressão (com perdas), é frequentemente considerado como um formato de arquivo. É o formato de imagem mais comum usado por câmaras digitais e outros dispositivos de captura de imagem.

  • PDF (Portable Document Format) : usado para converter e comprimir, de forma substancial, documentos de texto e imagem para leitura, para isso basta o outro computador tenha instalado um programa que permita ler ficheiros em formato pdf, tal como o adobe reader

  • PNG (Portable Network Graphics) : Formato com compressão sem perdas que, substituindo o formato gif na web, permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens, suportando uma profundidade de cor de 48 bits, porém não comporta animação.

  • TIFF (Tagged Image File Format) : Não conta com compressão. É o maior em tamanho e qualidade de imagem.É usado especialmente em aplicações de manipulação de imagem tais como Photoshop.

Para guardar uma imagem vetorial pode ser necesária uma grande quantidade de ficheiros, sendo alguns deles: CDR, SXD, SVG, PS, WWF (...).


  • CDR - utilizado na aplicação CorelDRAW.
  • SXD - permite o desenho vetorial de forma simples no OpenOffice.Org Draw.
  • SVG - formato padrão para a web.
  • PS - reconhecido por quase todos os programas de edição texto e imagem que suportam imagem vetorial.
  • WWF - reconhecido por maior parte dos programas de edição de texto e imagem do Microsoft Office. 


Webgrafia

http://computacaografica.ic.uff.br/transparenciasvol2cap8.pdf
https://lh3.googleusercontent.com/NEAvlfhZa5Yn8DC66QMmALWQOZCaP4BiMoFjn7bORKjf-z2y0vPSKHlQK9VD8C8OS5n5Sw=s85
https://lh3.googleusercontent.com/IVXaDK-A5ZvPG8gbxuIfcsJ08Z29rzc-EWm_9zcPnEPsRhbJvqBexllf1fv9u-mni0GoKg=s113
https://pt.wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário