terça-feira, 30 de outubro de 2018

ASCII - Texto e Imagem


   Através do site http://www.network-science.de/ascii/ podemos utilizar a ferramenta “ASCII
Generation” para criar palavras com códigos de números.


   Através do site http://www.glassgiant.com/ascii/ podemos utilizar também a ferramenta ASCII mas, neste caso, para transformar uma imagem em códigos de números.



terça-feira, 23 de outubro de 2018

Representação Digital de Informação

A representação digital de informação é uma característica de sistemas multimédia, onde os sistemas informáticos processam a informação (imagens, texto, etc.) através de um software, trabalhando a nível de hardware com base num sistema binário constituído pelos algarismos 0 e 1. Cada um destes algarismos representam 1 bit.

Grandezas Informáticas

A informação navega pelo sistema informático ocupando um determinado espaço. Na informática as grandezas utilizadas para medir esse espaço são:




Conversão de números binários para números decimais 

Como já foi mencionado anteriormente a informação é convertida com base num sistema binário mas pode ser codificada também através de um sistema octal, decimal ou hexadecimal.
Sendo que para converte um qualquer número decimal em binário devemos em primeiro efetuar diversas divisões por 2 até à obtenção do quociente 1, formando assim um número binário com o resto de cada divisão e tomando a ordem a ordem inversa das divisões. 


Para realizar a operação inversa devemos multiplicar cada bit (0 ou 1) por potencias de base 2 aumentando o seu expoente da direita para a esquerda começado pelo expoente 0 e somando no final o resultado das multiplicações.



Webgrafia 

https://www.embarcados.com.br/conversao-entre-sistemas-de-numeracao/
http://marco.uminho.pt/disciplinas/TELEMEDIA/Telemedia2006_Digitalizacao.pdf
http://www.adassoft.com/unidade-de-medida-em-informatica-byte-quilobyte-megabyte-gigabyte/
http://felisberto-bianca.blogspot.com/2014/10/grandezas-informaticas.html
http://blogdoscursos.com.br/conhecendo-as-unidades-de-grandeza-da-informatica/
https://calculareconverter.com.br/wp-content/uploads/2018/05/bin%C3%A1rio-em-decimal.gif
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJmk3_v9602R_VGFyINn2k5OD_g254lPOsjae9zpovMdBn3-7QN00lGnq10QyRru-dc20dfU_ihJZl0RvivRgU2q1vUzesSUaNd3q_JVN0bgoO3eC_KfYuG6pwpUqed_RIJIVbjaBndeqi/s1600/grandezas.jpg
http://www.mecaweb.com.br/eletronica/content/image/conv_db_1.png

  

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Multimédia

Conceito de Multimédia 

A palavra multimédia vem do latim, onde se juntou a palavras "multi" que exprime uma noção de pluralidade e "media" plural de "medium" que significa meio pelo qual algo é comunicado. A definição de multimédia já está implícita nessas duas palavras, sendo multimédia a combinação de, pelo menos, um meio de comunicação estática ( texto, imagem ou gráfico) e um meio de comunicação dinâmica ( video, audio, animação)



Tipos de media 

Existem vários tipos de media sendo que podemos verificar padrões entre eles, podemos assim através desses padrões dividir os tipos de media em dois grupos




  • Media estática 
 A media estática, também chamada  de discreta  ou espacial é constituída por elementos de informação independentes do tempo ( que não sofrem qualquer alteração como tempo), que apenas variam na sua dimensão espacial. Por exemplo, o texto, os gráficos vetoriais e imagens bitmap, que apenas variam na sua dimensão espacial apenas. 

1. Texto


O texto é o meio de transmitir informação de um modo preciso e,tem sido por isso, a forma dominante de interacção entre o ser humano e a tecnologia (exemplo: o computador). Para além disso, o texto é também uma das formas principais da comunicação, sem a alteração no tempo, entre seres humanos, como é exemplos os livros, os jornais, as revistas, as mensagens de SMS e o correio electrónico.




2. Imagem bitmap

As imagens bitmap são mais simples do que os modelos gráficos. As imagens bitmap não são conteúdos corrigíveis, pois não contém informação estrutural. Isto significa que a representação bitmap não usa  modelos matemáticos para a sua obtenção, mas apenas a cor e brilho de vários pixeis e constituem a imagem, sendo assim ao ser, por exemplo, aumentadas vão perder qualidade. As imagens podem ser resultado de um processo de captura do mundo real ou podem ser geradas através de um computador.


3. Gráficos Vetoriais 

Os gráficos são constituídos por linhas, curvas e formas (exemplo: rectângulos, quadrados) definidas matematicamente através de equações. Os gráficos oferecem a vantagem de  uma fácil manipulação das formas ou objectos sem perda de informação nem qualidade. A outra vantagem da representação gráfica vectorial, face à representação de imagens através de bitmaps, está no facto da representação gráfica ser mais compacta.


  • Media Dinâmica
Os tipos de media dinâmicos, também chamados de media temporais ou contínuos, referem­-se a tipos de informação multimédia que exige uma reprodução contínua durante um determinado espaço de tempo, isto é, o tempo, os elementos que constituem a informação de se modificar ao longo do tempo criando uma dependência do mesmo. Deste tipo de media são exemplos: a animação, o audio e o video.

1. Audio

O audio é um tipo de media diferente de todos os anteriores, pois apenas estimula a audição enquanto que os anteriores estimulam apenas a visão.O áudio digital pode ser utilizado em aplicações multimédia, mas tem especial importância em outras duas áreas de aplicação: nas telecomunicações e no entretenimento.


2. Video

O vídeo é uma representação electrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo designam-se por fotogramas ou framesO intervalo de tempo entre a apresentação de dois frames sucessivos é constante, sendo o número de frames que são apresentadas por segundo, ou frame rate, invariável.


3. Animação 

Existe um tendência para associar a animação ao cinema e desenhos animados mas a animação não é apenas o movimento de um desenho, começou por ser uma media destinada ao entretenimento mas tem evoluído.
A animação é então uma media espacial e temporal que permite que o autor controle  velocidade do seu conteúdo.



Caracterização dos tipos de media quanto à sua origem 

Quanto à origem os tipos de media podem ser divididos em capturados e sintetizados.

  • Capturados  
Devido aos actuais avanços nas  tecnologias o áudio e a imagem podem ser sintetizados por computador e o texto capturado do mundo real através de dispositivos de reconhecimento óptico, o audio e imagem são tipos de media essencialmente capturados através de microfones e câmaras. Sendo a informação ou objecto extraídas de um meio e posteriormente transferidas para um computador ou outro dispositivo.

  • Sintetizado  

O media sintetizados são o texto, gráficos e animação, sendo que estes representam informação criada ou manipulada pelo utilizador através de métodos computacionais . 



Modos de divulgação de conteúdos multimédia
 Existem apenas dois tipos de modos de divulgação de conteúdo multimédia: o offline e o online. 

Offline

A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através de suportes de armazenamento, sendo os mais utilizados CD e DVD e Pens USB. 
As vantagens deste metodo são: o facto de que para o utilizador é mais fácil ter acesso aos dispositivos que façam a divulgação dos conteúdos multimédia como os CD’S e os DVD’s e Pens, é também fácil de os utilizar. A desvantagem neste tipo de divulgação resume-se ao facto de o utilizador ter de carregar consigo a Pen, CD ou DVD.

Online

A divulgação online significa uma disponibilidade imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede local ou da Internet,
A vantagem deste método de  divulgação de conteúdos multimédia online são a possibilidade de ser acessível a muitas pessoas, pois basta ao utilizador aceder a Internet para poder aceder aos conteúdos multimédia. A única desvantagem é o facto dos conteúdos multimédia serem ficheiros que ocupam muito espaço o que dificulta ao utilizador ter acesso a eles via online, pois é mais difícil e demorado aceder a esses mesmos conteúdos multimédia.

Webgrafia


https://multimedia-pt.webnode.pt/tipos-de-media/
http://multimedia-marta.blogspot.com/2010/01/tipos-de-media.html
http://conceitomultimedia.blogspot.com/
https://conceito.de/multimedia
http://divulgacaodeconteudos.blogspot.com/ http://tiposdemedia.blogspot.com/
file:///D:/jornal.jpg file:///D:/8A1zI.gif

file:///D:/pip.jpg
file:///D:/vestor.jpg https://www.youtube.com/watch?v=86X85MMcdzk







segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Ergonomia e Informática

O que é a ergonomia na informática 


Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe iterações entre seres humanos e máquinas.
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a optimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.


A ergonomia abrange várias áreas como: aeronáutica, tecnologias de informação e comunicação, desenho de produtos adaptados ao ser humano, cuidados com a saúde física e mental, entre outras.
No âmbito  da ergonomia na utilização do computador podemos enumerar um conjunto de regras básicas como:
Estar a uma distância não inferior a 50cm e não superior a 1m do monitor;
Evitar ter os pulsos tortos ao usar o teclado ou o rato;
Manter a cadeira a uma altura ideal, de modo que nos permita trabalhar confortavelmente;
Manter sempre os pés bem apoiados nos apoios da cadeira para evitar desconforto atrás dos joelhos e não causar redução da circulação sanguínea;

Webgrafia
https://prezi.com/nl4kdxjmsxsi/regras-de-ergonomia-na-informatica/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ergonomia
https://www.apsei.org.pt/areas-de-atuacao/seguranca-no-trabalho/ergonomia/
file:///D:/pila.jpg

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

QR Codes

QR Codes 

Os QR Codes são códigos 2d que foram criados no Japão, pois até então o código usado para catalogar, por exemplo, peças de automóveis ou itens de supermercados era o código de barras que tinha a capacidade de armazenar a informação de apenas 20 caracteres alfanuméricos o que os tornava limitados, face a este problema a Denso Wave Corporation, empresa que ate então desenvolvia leitores de código de barras, decidiu abraçar o protejo de criar um código 2d que pudesse conter mais informação e ser ao mesmo tempo de fácil leitura.

Assim em 1994 nasce o QR Code ou "Qick Response Code" capaz de armazenar muito mais informação que os artigos códigos de barras e podia ainda ser lido 10 vezes mais rápido.  



Aula sobre os QR Codes 

Assim nesta aula foi-nos apresentado um documento pdf com alguma informação sobre a historia dos QR Codes e como cria-los. Foi-nos então pedido que através de um qualquer site de criação gratuita de QR Codes nos criasse-mos os nosso próprios QR Codes:  

Um deles deveria conter o link do nosso blog;


Um outro com uma mensagem ;


E por fim um com um tema à nossa escolha;


Para esta atividade/aula  foi utilizado  a seguinte aplicação: http://www.qrcode-monkey.com/



Webgrafia

http://www.qrcode.com/en/history/
https://en.wikipedia.org/wiki/QR_code
 http://www.qrcode-monkey.com/




terça-feira, 2 de outubro de 2018

Realidade Virtual vs Realidade Aumentada


 A realidade virtual é uma adaptação da realidade ao mundo da tecnologia enquanto a realidade aumentada visa adaptar características virtuais ao mundo real.
 Tanto uma como a outra são exploradas por qualquer pessoa que trabalhe na área da tecnologia e fora dela, muitos de nós já experimentamos um simulador ou um jogo que apele à realidade.


Realidade Virtual

 Realidade Virtual ou VR é por definição uma simulação artificial ou recreação de um ambiente ou situação real  gerada por um computador. 
O utilizador de tal tecnologia é submetido a uma experiência imersiva o que faz com que esse utilizador se sinta realmente naquele ambiente ou situação, isso tudo é conseguido através de estímulos visuais e auditivos e .
A realidade virtual não é algo do qual se fala a apenas 10 anos atrás, já no anos 30 escritores sonhavam em poder fugir da realidade  através da arte  ( exemplo: livro "Last and First Men" de Olaf Stapledon), nos anos 60 já começavam a aparecer os primeiros simuladores de voo.




 Hoje em dia esta tecnologia esta muito mais avançada e é actualmente utilizada para realçar a realidade de jogos e filmes, é  também utilizada para treinar profissionais na área da aviação, saúde e militar, para alem disso é ainda usada para  tratar fobias e ajudar na reabilitação de pacientes com dificuldades motoras.





Realidade Aumentada 
Realidade Aumentada ou AR é por definição uma tecnologia que cria camadas invisíveis,  através de um software, sobre superfícies existentes no mundo real  permitindo a interacção entre o mundo real e o virtual. Ao contrario da VR que imerge o utilizador um um mundo virtual a AR usa aquilo que já existe no mundo real e coloca por cima informação proveniente do mundo virtual é como se ao usarmos a AR estivéssemos a  experienciar  o mundo real de uma maneira diferente e mais precisa onde informação virtual é utilizada como uma ferramenta. 



A realidade aumentada teve o seu aparecimento nos anos 60 quando Ivan Sutherland formado na área de tecnologia computacional desenvolveu um sistema que criava salas compostas por wireframes, até então o termo Realidade Aumentada não existia. Após o estudo realizado por Sutherland outras pesquisas começaram a aparecer. Nos anos 70 Myron Krueger desenvolveu o "videoplace", programa que captura o movimento do utilizador.







A Realidade Aumentada é usada na aviação, comunicação, educação com a utilização de QR codes que proporcionam interatividade, também é utilizada em jogos como é o caso do famoso PokemonGO e na área da saúde onde cirurgiões podem ver o interior da cabeça de um paciente sem ter de abri-la .




Webgrafia

http://forumsaudedigital.com.br/importancia-da-realidade-virtual-na-saude-digital/




segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Cidadania Digital

Vamos fazer uma breve reflexão sobre cidadania digital - uso responsável da tecnologia por parte das pessoas. Vivemos numa sociedade digital, posto isto é necessário tomar algumas medidas para que não haja problemas no funcionamento das tecnologias em cooperação.




Etiqueta Digital

A tecnologia não deve ser desculpa para quebrar as regras de boas maneiras com as pessoascom isto introduzimos o ponto de etiqueta digital que resumidamente apoia o respeito pelo outro no da mundo da tecnologia tal como o devemos fazer fora dele. Tendo qualquer utilizador da tecnologia de comunicação o dever de seguir regras de boa convivência social

Comunicação Digital

A comunicação entre seres humanos era feita oralmente, depois passou se a usar também o recurso a cartas e a uma comunicação também escrita que por ultimo digitalizou-se e transformou-se em comunicação digital que não passa de uma adaptação do do antigo método de informação, por exemplo a utilização de jornais e folhetos para informar, que se transformou em paginas web onde podemos obter a mesma informação definindo um novo ecossistema digital com o aparecimento de, por exemplo, redes sociais.  



Literacia Digital

Segundo Yoram Eshet-Alkali e Yair Amichai-Ham: " A alfabetização digital requer mais do que apenas a capacidade de usar um software ou operar um dispositivo digital, incluindo uma grande variedade de habilidades complexas ".
Sendo assim a principais habilidades requeridas para que alguém tem uma alfabetização digital são: habilidades foto-visuais, habilidade de reprodução, habilidade de ramificação, habilidade de informação. Tendo em conta que hoje em dia o mundo gira à volta do espaço digital todos deveriam aprender o básico da literacia digital (alfabetização digital) .


Acesso Digital 

Hoje em dia tudo gira um pouco à volta do mundo digital e por isso seria importante que todos tivessem acesso a esse mundo o que infelizmente não acontece devido a problemas financeiros ou mesmo ao facto de que algumas pessoas vivem em lugares remotos onde é difícil chegar o sinal de rede. Com o passar dos anos  e com o avanço da tecnologia em breve todo o mundo terá acesso ao mundo digital 

Comercio Digital

Com o avanço da tecnologia mais e mais pessoas têm acesso à Internet por isso lojas viram nela um bom local para publicitar e vender os seus produtos, pois na web todos poderiam acessar aos produtos de uma determinada marca e compra-los em instantes. Com tudo insto o comercio digital tem vindo a crescer existindo empresas totalmente digitais sim é o caso da Uber e Waze.


Lei, Direito e Responsabilidade Digital

O direito digital é resultado de uma adaptação do Direito para o mundo digital, criando-se assim um conjunto de leis aplicadas a esse mundo que podem ter consequenciais tanto no mundo digital quanto no "mundo real".
 A advogada Patricia Peck define direito digital:" O Direito Digital consiste na evolução do próprio Direito, abrangendo todos os princípios fundamentais e institutos que estão vigentes e são aplicadas até hoje, assim como introduzindo novos institutos e elementos para o pensamento jurídico. em todas as sua áreas".
Já a responsabilidade digital é algo de que todos devemos estar cientes, o espaço digital é uma fermenta que tal como todas as outras deve ser usada com cuidado e responsabilidade.


Segurança digital 

A segurança digital consiste na não violação da confidencialidade, integridade e disponibilidade de autenticidade de documentos e dados pessoais. 
Actualmente a principal ferramenta de proteção de uma pessoa na Internet  é a criptografia, um mecanismo de codificação e descodificação de dados que torna mais difícil o roubo de dados, mas simples coisas como não deixar contas abertas em computadores públicos, não passar informação pessoal para um qualquer site não confiável e mesmo a utilização de um antivírus de qualidade aumenta a segurança digital de qualquer utilizador .


Saúde e bem-estar digital

A saúde digital visa, em primeiro lugar todos os cuidados a ter quando usamos o meio digital e, em segundo lugar tudo o que o meio digital nos proporciona no que toca ao aumento de recursos referentes à informação.
A tecnologia tem os seus prós e contras e, no que toca ao sistema de saúde contamos com maior rapidez, precisão e diagnóstico e um funcional acesso a dados pessoais.
Por outro lado, uma das grandes desvantagens deste sistema são as eventuais quebras de segurança mesmo que isto aconteça em situações sem influencia do mundo digital.


Webgrafia

https://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/saude-digital
https://exame.abril.com.br/blog/sua-carreira-sua-gestao/voce-sabe-o-que-e-etiqueta-digital/
https://www.marketing-vendas.pt/2017/11/15/comunicacao-digital/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Literacia_Digital
https://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_digital
https://www.fct.pt/dsi/inclusaoacessibilidadeliteraciadigitais/inclusaoliteraciadigitais.phtml.pt
https://blog.sajadv.com.br/tudo-sobre-direito-digital/
https://goo.gl/images/bQEHbF
https://goo.gl/images/1fkYBd
https://goo.gl/images/PqiDtW
https://goo.gl/images/A7ELVB
https://goo.gl/images/AdXu59
https://goo.gl/images/ZmUKaY